• FG Comunicação

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

Atualizado: 20 de set.

Não comece a investir sem antes entender o seu.


Se você não sabe qual é o seu perfil de investidor ou de investidora, te convido a ler esse post até o final, porque você pode se meter numa bela fria.


Hoje nós vamos te contar os segredos do investidor, aqui você descobrirá qual é o seu perfil, e se isso interfere na sua vida financeira, afinal, sem saber este primeiro passo não tem como começar a investir.


Isso porque às vezes, a pessoa possui perfil agressivo, e começa a investir em renda fixa e acaba ficando frustrado com os resultados, ou a pessoa é super conservadora e morre de medo de perder um centavo, e compra um fundo multimercado que caiu 1% e se desespera porque não sabe o que fazer.





Conservador


O perfil conservador é aquele que não gosta de assumir risco, mas geralmente a rentabilidade fica abaixo do CDI então fica abaixo da média do mercado. O conservador é aquele que valoriza liquidez, ele preza por poder resgatar em qualquer momento os seus investimentos sem perder rentabilidade .


IC de três a seis meses é um produto conservador porque ele não tem risco, é um produto bem mais rentável que a poupança. Por exemplo: hoje de três a seis meses você consegue uma rentabilidade média de 194% do CDI e isento de imposto de renda.


Moderado


Você pode ser moderado não tão conservador porque gosta de produtos mais rentáveis que no CDI, que é a média do mercado, mas também não aceita colocar 80% e 70% em bolsa de valores.


A pessoa que tem o perfil moderado gosta de segurança, mas também gosta de dar uma "apimentada" na carteira de investimentos. Então, a pessoa busca uma rentabilidade acima da média de mercado.


Se este é o seu perfil, você pode optar por um produto conservador como o CDB de três anos pagando em torno de 120% do CDI, ou quatro anos pagando 123% pelo maior prazo de rentabilidade, e depois colocá-lo na carteira de um fundo multimercado que tem uma volatilidade média.


Volatilidade para quem não sabe, é a dispersão da média. Ele sobe e desce em um período de tempo muito curto, então pode ser que no mês ele tenha rendido 3% e no outro mês

ele rendeu a 5%


Agressivo


As pessoas que têm o perfil agressivo, possui um alto apetite ao risco, mas além disso é tolera a perda mais do que o risco. Então, como saber se possuo esse perfil de investidor agressivo?


Vamos à prática: imagine que você tem dez mil reais e no dia seguinte você tivesse apenas cinco mim, você continuaria tranquilo? Se a resposta for não, Então você não é um investidor agressivo, sinto muito.


E com relação ao risco, é importante considerar que não é só o quanto você aguenta a passar por altos e baixos, mas o quanto você sabe gerenciá-lo, porque na verdade, se tornar um investidor agressivo depende muito do momento da vida que você se encontra.


O tipo de perfil de um investidor não é só o quanto você quer do risco, é o quanto você está preparado para gerenciá-lo.

E aí? Já encontrou qual é o seu perfil de investidor?


Por fim, lembre-se que, para saber sobre este, ou outros conteúdos, continue com a equipe do Finanças Direto ao Ponto para tornar tudo isso mais fácil!


Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do Finanças Direto ao Ponto e ativar as notificações push para receber todas as novidades.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo