• FG Comunicação

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

Atualizado: 4 de fev.

NÃO COMECE A INVESTIR SEM ANTES ENTENDER O SEU.



Você não sabe qual é o seu perfil de investidor ou de investidora leia esse post até o final porque você pode se meter numa bela fria.

se você não souber se você é agressivo mas não agressivo ou um conservador mas não conserva (risos).


hoje a gente vai contar para você como que você descobre o seu perfil de investidor. E em que esse perfil interfere na sua vida financeira, porque sem saber seu perfil você não consegue investir. Porque às vezes a pessoa é muito agressiva e começa a investir em bolsa e começa pela renda fixa e fica meio frustrado ou a pessoa é super conservadora morre de medo de perder um centavo e compra um fundo multimercado que caiu 1% e se desespera.


CONSERVADOR


O perfil conservador é aquele que não gosta de assumir risco mas geralmente a rentabilidade fica abaixo do CDI então fica abaixo da média do mercado. O conservador é aquele que valoriza liquidez, ele preza aquela questão de poder resgatar em qualquer momento sem perder rentabilidade .


lc de três a seis meses é um produto conservador porque ele não tem risco e é um produto bem mais rentável que a poupança hoje de três a seis meses você consegue uma rentabilidade média de 194 por cento do cdi e isento de imposto de renda .


MODERADO


Você pode ser moderado não tão conservador porque gosta de produtos mais rentáveis que no cdi que é a média do mercado mas também não aceita colocar 80% 70% em bolsa de valores. A pessoa que tem o perfil moderado ela gosta de segurança mas ela gosta também de dar uma apimentada na carteira de investimentos. Então a pessoa busca uma rentabilidade acima da média de mercado então você pode optar por um produto conservador também por exemplo cdb de três anos pagando em torno de 120% do cdi ou quatro anos pagando 123 quanto maior o prazo maior a rentabilidade e depois

coloca na carteira um fundo multimercado que tem uma volatilidade média.

Volatilidade para quem não sabe é a dispersão da média. Ele sobe e desce em um período de tempo muito curto então pode ser que no mês ele tenha rendido 3% no outro mês

ele rendeu a 5%


AGRESSIVO


As pessoas que têm o perfil agressivo que é o caso que a pessoa tem

apetite ao risco mas além disso é uma pessoa que tolera a perda mais do que o

risco; Então como é que você sabe lá dentro do seu ser se você é um investidor agressivo? Pense que tem dez mil reais se você amanhã desses 10 mil tivesse 5

você continuaria tranquilo? não? Então você não é um investidor agressivo sinto

muito. Com relação ao risco tem que considerar também que não é só o quanto você

aguenta correr o risco mas o quanto você sabe gerenciá-lo porque na verdade se tornar um investidor agressivo depende muito do momento de vida.

Você já começa a pegar e colocar a uma percentagem maior da sua carteira em renda variável por exemplo em ações e opções.

Você tira um pouco dos fundos que têm outras pessoas gerenciando e traz essas operações para você mesmo realizar e tem pessoas que gostam disso tem pessoas que não têm tempo tem pessoas que não gostam de fazer o próprio gerenciamento. gerenciar a carteira e tem pessoas que gostam de clicar em comprar e vender em fazer os estudos fazer as análises o teu tipo de perfil não é só o quanto você quer do risco é você está preparado para gerenciá lo

Você que tá querendo adotar esse risco mas não quero nem colocar o

seu dinheiro vai lá e usa um simulador que está disponível gratuitamente na internet para ver se toda aquela teoria e todo aquele estudo já pode ser aplicada na prática.


E aí? Já encontrou qual seu perfil de investidor? Todas as dicas para investir melhor para todos os perfis você encontra aqui.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo