• FG Comunicação

Investimento com pouco dinheiro vale a pena?


Presta atenção porque esse é um conteúdo básico que eu fiz, com um passo a passo para quem ainda não sabe por onde começar a investir.


Eu vou te explicar o que é o investimento, qual a diferença entre guardar, poupar e investir. Vale a pena investir com pouco dinheiro?


Separei alguns passos fundamentais para você começar a investir e fiz algumas perguntas.

E a primeira pergunta é a seguinte:


O que é o investimento?


Um namoro que você espera que vire um casamento e porque quando a gente tem um namoro que a gente espera, a gente investe pensando que vai virar um casamento.

A gente já sabe conscientemente que eu vou investir naquilo para virar algo muito melhor. Qualquer coisa que não tenham a perspectiva de melhora não é um investimento, portanto, anote esta frase na sua testa: Investir é fazer o dinheiro trabalhar para a gente, para que a gente possa ficar bem tranquilo enquanto o dinheiro tá se lascando de tanto trabalhar.


Qual a diferença entre guardar, poupar e investir?


Quando a pessoa fala que está guardando o dinheiro ela só está armazenando, como você guarda calcinhas, você guarda cuecas etc.

Quando a pessoa fala que está poupando, significa que ela está pegando aquele dinheiro. Ela está poupando, reservando para alguma coisa. Não significa que ela está investindo.


Todo o dinheiro que é poupado tem que ser investido. Se não é dinheiro perdido.

Eu vou repetir para você anotar também essa frase: Todo o dinheiro poupado tem que ser dinheiro investido, porque se não é dinheiro perdido.


E finalmente, investir. Eu já respondi, fazer o seu dinheiro, trabalhar para você cada vez mais.


Vale a pena investir com pouco dinheiro?


Vamos supor, imagine que você tem um clone ou que se você tivesse 10 clones e cada um desses clones estivesse gerando renda para você, você está lá, está tendo o seu trabalho.


É isso que acontece quando você investe o seu dinheiro. Quanto mais disciplina você tiver se você colocar dinheiro todos os meses, você vai ter muito mais dinheiro.


Em pouco tempo, eu vou te mostrar agora na prática, por que que vale a pena investir com pouco dinheiro. E como eu mostro para você isso? Com um exemplo simples.


Hoje te pergunto, digamos que você tem 100 BRL para investir todos os meses, ou seja, aplicação mensal 100 BRL. Tenho 100 BRL para investir todos os meses. Por quanto tempo vamos colocar aí 5 anos? Está por 5 anos vou investir 100 BRL por 60 meses em quel rentabilidade? Começando lá com uma rentabilidade do Tesouro Selic, que é melhor que a poupança, mas ainda é meio ruinzinho, entendeu? Já descontando o imposto de renda, tudo mais vai conseguir uns 3% ao ano.


Vai ter saído do seu bolso 6100, só que você vai ter acumulado os 6580. Olha o que acontece com quem consegue poupar um pouquinho a mais todos os meses. Digamos que você consiga poupar todos os meses 300 BRL pelos mesmos 5 anos. Só que, em vez de uma rentabilidade de 3%, que é o que alguém que não conhece nada vai conseguir, você conseguiu uma rentabilidade anual de 8%, que não é nada.


Olha diferença que vai fazer no total investido, saiu do seu bolso 18100 e o total acumulado 22006.




Nossa, mas ainda é muito pouco, olha o que acontece se eu levar isso aqui para 10 anos com a mesma rentabilidade total investido, 36100 total acumulado 54129.

Isso porque você ganhou em juros 18029.


Então, se você me perguntar se vale a pena investir com pouquíssimo dinheiro, vale desde que você comece com pouquíssimo dinheiro e vá aumentando esses valores e a rentabilidade com o passar do tempo e você só consegue fazer isso se você acompanhar as dicas do seu portal de finanças, finanças direto ao ponto.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo