• FG Comunicação

Ativo e passivo: dois conceitos chave que você precisa saber para equilibrar suas finanças.

Atualizado: 19 de set.




Ativo e passivo são conceitos de finanças muito usados em contabilidade, mas quem sabe usar na vida financeira sabe que é a dica mais matadora para ser bem planejado financeiramente.


Muita gente têm dificuldade em reconhecer o que deve ser um ativo ou um passivo. No entanto, ao aprender a diferença, você entenderá melhor seu dinheiro e poderá finalmente assumir o controle de suas finanças pessoais.


"Muitos tem dificuldades financeiras por simplesmente não entenderem a diferença entre ativos e passivos."

Vem com agente conhecer alguns dos diferentes tipos de ativos e passivos e como eles afetam suas finanças.


O que são ativos:


Um ativo é tudo aquilo que vai colocar dinheiro no seu bolso. Pode ser um objeto físico e não pode ser um investimento em ações, ou um serviço prestado.


Um ativo é qualquer item que você ganha dinheiro. Os ativos podem vir de várias formas: por exemplo, um objeto físico quando é vendido por dinheiro ele é um ativo, como uma joia ou um carro; um investimento como ações e títulos que lhe pagam dividendos ou são vendidos com lucro; ou um serviço como alugar sua casa no Airbnb.


O seu tempo também é um ativo precioso. Quando você gasta o seu tempo trabalhando em algo que lhe trouxer dinheiro. Uma casa de aluguel pode ser um ativo enquanto estiver lhe rendendo aluguéis.


Os seus negócios tudo aquilo que lhe rende algum dinheiro são ativos. Se você vendeu até um item de um jogo e aquilo lhe rendeu dinheiro aquele item no jogo se tornou um ativo no mundo real.


" O seu tempo também é um ativo precioso. Quando você gasta o seu tempo trabalhando em algo que lhe trouxer dinheiro."

Para quem gosta de colecionar coisas, seus itens são reservas de valor que podem ser vendidos, e um hobbie ser um ativo que lhe traga lucro em uma hora em que precise de dinheiro.


O que são passivos


Um passivo vai ser o inverso do ativo, é tudo o que tira dinheiro do seu bolso. É algo que você deve ou é responsável, mas pelo qual você não está ganhando dinheiro. Um passivo é aquilo que lhe custe dinheiro, como aluguel, pagamentos de carro, empréstimos e financiamentos estudantis.

Passivos também podem ser coisas que custam tempo e esforço, mas não custam dinheiro. Por exemplo, se você está cuidando de sua avó doente todos os dias depois da escola, essa é uma responsabilidade que consome tempo e não tem custo monetário para você, mas seu tempo também é um ativo que poderia lhe dar retorno financeiro.


" Passivos também podem ser coisas que custam tempo e esforço, mas não custam dinheiro. "

Um passivo é uma obrigação ou dívida devida . Se você tem um imóvel e você mora nele e lhe gera despesas de luz água IPTU entre outros impostos. Ele não é um ativo e sim um passivo. Um negócio que não lhe traz margem de lucro no momento ele é um passivo. Os objetos que você compra que não lhe retornam financeiramente são passivos. O seu carro com manutenção, licenciamento, IPVA entre outros é um grande passivo.



Ativos podem se tornar passivos ou vice-versa


Como anteriormente dissemos uma casa pode ser tanto um ativo quanto um passivo se é uma casa que você utiliza mora nela ela tem despesas para ser mantida sendo então um passivo. Mas porem se você construiu um imóvel para venda ou aluguel ele se torna um ativo que lhe traz dinheiro se é uma boa opção de investimento isso é assunto para outro post.


" Portanto ativo e passivo depende não só do que ele é em si, mas de seu uso."

Um carro se torna um ativo quando você usa ele para trabalhar como motorista de aplicativo. Um item que você gastou muito para colecionar pode se tornar um ativo para ser revendido com lucro. Portanto ativo e passivo depende não só do que ele é em si, mas de seu uso.


Agora no que vou gastar meu dinheiro?


Agora que você entendeu a diferença de ativos e passivos você pode perceber que muitos tem problemas financeiros pois gastam seu dinheiro comprando passivos e não ativos. Gastam em coisas que pedem mais dinheiro como um carro novo ou um imóvel financiado.


A grande maioria da população tem muitos passivos mas um ou dois ativos no máximo. Criando assim um ambiente de dificuldades financeiras.


As pessoas ricas possuem algo em comum: uma grande quantidade de ativos. Elas não ficaram ricas porque trabalharam muito, ficaram porque adquiriram muitos ativos que superam muitas vezes o que tem de passivos. Ter muitos ativos é a definição mais simples de riqueza. Pense nisso na hora de decidir o que fazer com seu dinheiro.


Por fim, lembre-se que, para saber sobre este, ou outros conteúdos, continue com a equipe do Finanças Direto ao Ponto para tornar tudo isso mais fácil!


Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do Finanças Direto ao Ponto e ativar as notificações push para receber todas as novidades.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo