• FG Comunicação

5 LIÇÕES DO LIVRO PAI RICO E PAI POBRE

Atualizado: 22 de fev.






Pai rico, pai pobre do autor Robert Kiyosaki, é um best seller do qual muito provavelmente você já ouviu falar. O livro traz lições fantásticas sobre finanças e dinheiro, e é leitura obrigatória não só para quem quer mudar de vida, mas principalmente para quem precisa aprender a questionar seus atos.


A obra de kiyosaki, um empresário estadunidense nascido no Havaí, aborda as lições que aprendeu sobre dinheiro e finanças. Ele conta que teve 2 pais, um rico e um pobre. Cada um lhe ensinou diferentes lições e tinham visões bem distintas sobre enriquecimento.


Lição 1


Saia da corrida dos ratos a primeira lição de pai rico, pai pobre já é um tapa na cara de quem vive sem questionar suas ações. Muito provavelmente você conhece pessoas que estão no que o autor chama de corrida de ratos. Essa tal corrida acontece porque somos impulsionados a gastar mais e mais com coisas que nem sequer precisamos. As pessoas trabalham, recebem seu salário e gastam.


Mesmo recebendo uma promoção ou encontrando um emprego melhor, essa situação não melhora porque quanto mais as pessoas ganham, mais elas tendem a gastar. Isso é uma triste realidade. Sair desse ciclo, parar de gastar seu salário com o que não importa e não tentar ter um padrão de vida mais caro são os primeiros passos rumo a abundância financeira.


Lição 2


Entenda a diferença de ser pobre e estar quebrado. Há 2 formas que podemos nos enxergar quando não temos dinheiro. Uma que afirma que a pobreza está ali porque se é pobre, e outra que diz que se está quebrado em um determinado momento. Os que dizem que são pobres pensam que não há jeito, e continuam com pensamentos negativos em momentos de crise, afirmando que não há o que fazer.


Os que falam que estão quebrados sabem que aquela situação é momentânea, que perder dinheiro era uma possibilidade e encontram meios para sair dessa situação e melhorar. Pense nisso antes de afirmar algo sobre seu estado financeiro.


Lição 3


Entenda o que são ativos e o que são passivos talvez essa seja uma das mais importantes lições do livro pai rico, pai pobre. Ativo é tudo o que coloca dinheiro no seu bolso, como seu salário. Passivo é tudo o que tira dinheiro de você, como financiamentos e contas, por exemplo.

É normal muitos confundirem esses conceitos e é aqui que ricos e pobres são separados. O pobre gasta seu dinheiro e também o dinheiro que não tem em passivos e geralmente confia em um único ativo no final do mês, o salário.


Diversificar seus ativos, aumentando suas Fontes de renda e diminuindo o gasto com passivos. Por isso não viva somente com uma fonte de renda. Aprenda a dizer não para o consumo compulsivo e pare de comprar tanto.

Vamos descobrir formas de aumentar seus ativos, tendo mais Fontes de renda como vender algo online, prestar serviços que você saiba, fazer bolos, limpar estofados, piscinas, motoboy.


Existem infinitas possibilidades de você ter uma renda extra e não depender de apenas uma fonte de renda. Pense nisso.


Lição 4




Não acredite em crenças limitantes aquelas famosas crenças. Como o dinheiro é a raiz de todo o mal e estude muito para conseguir um bom emprego, são repetidas quase que para todo mundo, mas a verdade é que elas são maléficas.

Pessoas que pensam assim não sabem lidar com o dinheiro e geralmente se encontram em situações diferentes das dos ricos. Ao invés de ouvi-las, prefiro acreditar que a falta de dinheiro que é a raiz de todo o mal, ou sempre estude muito para montar ou comprar uma empresa ou parte dela investindo em ações.


Consegue perceber a diferença nesses pensamentos? Mudar a mentalidade é essencial para melhorar de vida, pois tudo começa pela nossa mente.


Lição 5


Eduque-se financeiramente por último, mas não menos importante, se educar financeiramente é fundamental. Por isso, leia sobre finanças, assista vídeos podcasts e siga páginas no Instagram sobre finanças.

Fazendo isso, você já estará à frente da maioria das pessoas que passam o dia em páginas de fofocas que não agregam em nada na vida delas.


Aprenda formas de investir dinheiro e de viver bem sem ter muitos gastos. Há muitos livros, blogs, canais, cursos e páginas no Instagram sobre o assunto que podem lhe guiar nessa nova fase de aprendizado. Não aprendemos sobre educação financeira nas escolas, muitos também não aprendem em casa, mas cabe a cada um estudar sobre o assunto e se aprimorar sempre que puder.


O livro pai rico, pai pobre é excelente para nos fazer acordar e questionar a vida que leva. Deve ser leitura fundamental para aqueles que querem ter um futuro com estabilidade financeira e não quer cometer os mesmos erros que grande parcela da sociedade comete.

Por isso, não deixe de aplicar essas lições e tenha um futuro abundante. E lembre-se que um lugar para você sempre aprender sobre finanças é aqui no finanças direto ao ponto.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo